09/04/12

ESTAMOS SOZINHOS E AFLITOS? ESTAMOS ENDIVIDADOS? TEMOS INIMIGOS?



Texto bíblico: Salmos 25: 1 a 22.

A ti, SENHOR, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado;envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente. Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredase ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.

Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. Não telembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões
Lembra-te de mimsegundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor.  Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores.  Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande. Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.

intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço. Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflitoAlivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústiasConsidera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados. Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. Guarda-mea alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio. 
Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. 
Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações”.
O que é compaixão?
Comiseração, condolência, misericórdia, ternura, piedade, meiguice, pezar, etc.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos fez uma súplica para os que estavam dispostos a ter uma nova vida com Deus. Ele disse: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Pela compaixão, pela misericórdia, pela ternura de Deus podemos ser totalmente transformados e, pela graça divina deixamos as práticas antigas e pecaminosas e, passamos a agir racionalmente.
Quando estamos conformados com as práticas mundanas não podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O salmista Davi suplicou pelo auxilio divino. Ele confiava em Deus. Ele reconhecia as suas fraquezas e os seus pecados. Ele não queria que os seus inimigos se regozijassem com as suas fraquezas e derrotas.

Davi pediu socorro ao Poderoso, ao Deus Verdadeiro, ao Criador de todas as coisas. Davi não confiava nas suas próprias forças, no seu poder político, nas suas riquezas, mas, ele depositava a sua confiança no Deus que pela sua bondade, suas misericórdias, sua compaixão pode tirar o homem do laço do inimigo, da morte, do pecado, das trevas. Ele pode levantar o morto, curar os enfermos, dar vista aos cegos, porque a sua misericórdia não tem fim. Ele é capaz de aliviar as tribulações do nosso coração e arrancar as angústias da nossa alma. Nós precisamos conhecer os caminhos e as veredas de Deus. Jesus declarou ao mundo: ser Ele, o Caminho, a Verdade e da Vida. O caminho não é a filosofia nem a ciência. A verdade não está no gnosticismo, no relativismo, no construtivismo, nohumanismo, mas, a Verdade é o próprio Cristo. Tudo se concentra Nele. O homem não é um ser primordial pela sua competência. Nem tão pouco pelo acumulo de conhecimento, as verdades espirituais, as afirmações bíblicas não estão sujeitas ao Relativismo. A vida não é o pulsar do sangue nas veias, não pode ser regadas pelo conhecimento do homem, nem tão pouco existir pelo poder da ciência. Jesus deixou bem claro: Eu sou caminho, a verdade e a vida, e, por esta causa pela misericórdia de Deus nós também podemos andar no Caminho da Verdade e da Vida.
Nós conhecemos o amor remidor que misericordiosamente nos resgatou das trevas para a luz. O cego de Jericó quando ouviu o tropel da multidão que passava perguntou: o que está acontecendo, e, anunciaram-lhe: é Jesus, o Nazareno. Aquele homem cego, miserável, sofredor clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! O povo pediu que ele se calasse, mas, ele gritou mais alto: Filho de Davi, tem misericórdia de mim... Tem piedade, Senhor. Tira-me da escuridão e deixa-me contemplar tua glória.

Jesus parou, pediu que lhe trouxessem o cego. Perguntou: Que queres que eu te faça? Quero ver Senhor...! Lhe disse o cego e, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista, a tua fé te salvou. Jesus continuou passando entre a multidão. Ele quer ouvir a nossa súplica. Ele quer saber qual é a nossa necessidade, porque Ele é compassivo e misericordioso. “O justo se compadece e dá”. Aqueles que adquirem a natureza de Cristo também se tornam piedosos, compassivos, misericordiosos, ternos, amorosos. Jesus teve compaixão da mulher adúltera e a perdoou.
Qual será a nossa situação neste dia?
Será que estamos sendo envergonhados, traídos, estamos em pecado? Será que tememos realmente ao Senhor e, estamos andando nos seus caminhos?

Estamos sozinhos e aflitos?
Estamos endividados?
Temos inimigos? 
Será que estamos passando pelo fogo das provações?
Este é o momento de levantarmos a nossa súplica ao Senhor dos céus e da terra. No salmo 41 verso 4, Davi suplica: “Compadece-te de mim, Senhor, sara a minh’alma, porque pequei contra ti”.
A misericórdia de Deus é a causa de não sermos consumidos. Nós podemos também ser misericordiosos e piedosos, andando com Jesus, seguindo os seus ensinamentos e buscando com fé atingir a maturidade espiritual.  “Sede santos como é santo o vosso Pai que está nos céus”. “Buscai a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”. O santo é misericordioso, é piedoso, é compassivo. Conhece as veredas do Senhor, recebe o perdão divino, é instruído no caminho que deve seguir. Este é o nosso apelo: que todos estejam em submissão ao Senhor buscando adquirir a natureza de Cristo. Jesus alimentou as multidões, lavou os pés dos discípulos, perdoou a mulher adúltera, ressuscitou Lazaro, visitou a casa de Zaqueu, comeu com os pecadores, carregou sobre si as nossas culpas e agora está assentado à direita do Pai, intercedendo por nós, com amor e compaixão.
Que possamos alcançar a natureza do homem de Nazaré.

Prª Esmeralda Campelo

Sem comentários:

Enviar um comentário