27/08/11

ADULTÉRIO: A MÁSCARA OCULTA DO PECADO

   
        O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal
 conservado puro; pois DEUS julgará os imorais e os adúlteros                       
                  " ( Hebreus 13: 4 )


      O adultério é considerado uma grave violação dos deveres conjugais por quase todas as civilizações , sendo que em algumas camadas sociais o cônjuge adúltero, e ou a pessoa com quem pratica o ato, são punidos até com a pena de morte, como é o caso  dos países muçulmanos.
       Adultério é uma palavra que deriva da expressão latina "ad alterum torum" que significa literalmente na cama de outro(a) e designa a prática da infidelidade conjugal. Várias pesquisas realizadas no Brasil indicam que a grande maioria dos homens e 50 a 60% das mulheres têm praticado ou praticam o adultério ou, como se diz na linguagem mais em uso, "transam" com pessoas que não são sua esposa ou seu marido.  
Com a ênfase dada ao sexo na TV, no cinema, na literatura, e  até nas instituições de ensino, chegando ao extremo do absurdo com a propagação do "sexo livre", não é de se admirar que o homem secular, sem a convicção espiritual e os princípios da palavra de Deus, caia nesse pecado. 
         O crente em Cristo não está incólume desse pecado, ele entra nele aos pouquinhos. Isso porque não observa a sinalização que o adverte do perigo. Faz vista grossa a esses sinais porque, embora não deseje precipitar-se no abismo da desgraça da imoralidade, quer sentir pelo menos um pouco a gostosura dos seus prazeres. Assim, avançando sinal após sinal, deixa a vida pegar embalo no caminho errado até ao ponto de não conseguir mais fazer a manobra de frear para evitar o desastre. Diz, então, " caiu no pecado", quando este, de fato, há tempo já estava no seu caminho.
      Um dos sinais do desleixo conjugal é a falta de carinho, ternura e afeto na conversa e relacionamento cotidianos com o cônjuge. A comunicação começa a limitar-se a frases como: "Tive um péssimo dia no escritório hoje," já pagou a conta do dentista?, ou, pior ainda:   você já gastou todo o dinheiro que lhe lidei no mês passado?, se você não comprar logo uma geladeira nova, eu simplesmente vou parar  de cozinhar. Em tudo isso, quando se percebe, aquela linguagem carinhosa que usava durante o namoro, associado aquele olhar que denotava cumplicidade, já se esvaiu pelo túnel do descaso.
       A porta principal da mente são os olhos, e nessa área é preciso muito cuidado no sentido de desenvolver o controle racional visionário de uma mente pura, que descambe para o imaginário da imoralidade. O homem que permite aos seus olhos o prazer de assistir aos programas de TV que apelam para sexo a fim de obter mais IBOPE ( e são muitos); que toma tempo para folhear revistas como Playboy, que deixa seus olhos analisarem o corpo das mulheres para uma avaliação sexual, logo vai perder a primeira batalha contra a tentação. Sua mente vai QUERER o adultério, e este querer só espera a oportunidade para se realizar com a experiência.
       JESUS CRISTO, no Sermão da Montanha, disse:"                   QUALQUER QUE OLHAR PARA UMA MULHER COM INTENÇÃO IMPURA, NO CORAÇÃO, JÁ ADULTEROU COM ELA ( MATEUS 5:28 ). 
     Uma boa conversa sobre assuntos espirituais, a leitura da bíblia em conjunto e a oração com a esposa fazem toda diferença e espantam qualquer vocação adúltera, no homem ou na mulher, para bem longe!


     AO SENHOR TODA HONRA,TODA GLÓRIA E LOUVOR               
igreja presbiteriana 

Sem comentários:

Enviar um comentário