18/10/11

NÃO DEIXE DE LER

        Primeiro vemos que a igreja católica continua em nosso meio e tem na América Latina seu grande campo de evangelização. Mas nós temos a Palavra de Deus como nossa arma poderosa, nossa espada de dois gumes que é apta para fazer em pedaços todas as tradições humanas. Nós precisamos fazer como os reformadores, que tinham ousadia e coragem. É possível que o Brasil possa ser libertado de toda espécie de tradições católicas. Vamos ver algumas tradições católicas que foram adicionadas e se acumularam ao longo dos séculos, mas continuam presentes ainda hoje, isso porque a igreja católica não nega nenhuma delas.
Ano 300 – Orações pelos mortos; ano 375 – Veneração de imagens; ano 593 – Doutrina do Purgatório; ano 600 – Reza à Maria, aos santos que já morreram e aos anjos; ano 1050 – Sacrifício da missa; ano 1079 – Doutrina maligna do celibato obrigatório; ano 1190 – Venda de indulgências; ano 1215 – Doutrina da transsubstanciação; ano 1414 – O cálice da eucaristia foi tirado do povo e este não mais o tomava; ano 1546 – Adição de livros apócrifos (depois de 2000 anos, como podiam fazer qualquer adição às Escrituras?); ano 1870 – Infalibilidade papal; ano 1950 – Ascensão corporal de Maria.
A igreja católica jamais negou estas tradições. Mesmo assim mudou alguma coisa. Em 1964 houve uma mudança dramática, pois agora ela é pluralista. As pessoas podem ser salvas através de várias religiões diferentes. Isso trouxe um pânico dentro da igreja católica, pois até então ela achava que você só poderia ser salvo se fizesse parte dela, os demais estariam perdidos. Mas, o que a Bíblia ensina sobre isso? Somente aquilo que estão em Cristo podem ser salvos, não há salvação em nenhum outro nome, senão o de Cristo Jesus. Nunca a Bíblia limita a Sua Igreja à uma denominação, nem tão pouco indica outro caminho para o homem ser salvo senão Cristo. Esta mudança na igreja católica vem provar que ela não é infalível e transforma esta idéia de infalibilidade em uma completa loucura.
Segundo, temos que considerar a Bíblia e o desafio das novas revelações. Depois de ser julgado pelo imperador, Lutero voltou para casa. Porém, para protegê-lo de ser morto na sua viagem de volta, houve um “seqüestro amigável” quando o levaram para um lugar secreto onde foi guardado em segurança – o Castelo de Wartburg. Assim não o matariam. Neste lugar Lutero faz a tradução da Bíblia para o alemão.

Sem comentários:

Enviar um comentário