22/09/11

PILATOS TOMOU A JESUS E MANDOU AÇOITA-LO

 
                                    EVANGELHO  SEGUNDO  JOÃO
                                     CAPÍTULO DEZENOVE


         Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoita-lo. Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de purpura. Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que sabais que eu não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
           Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o!  Crucifica-o! Disse Pilatos: Tomai-o vós outros e crucifica-o; porque eu não acho nele crime algum. Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez filho de Deus.
Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou, e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? RESPONDEU JESUS:  NENHUMA AUTORIDADE TERIAS SOBRE MIM, SE DE CIMA NÃO TE FOSSE DADA; POR ISSO, QUEM ME ENTREGOU A TI MAIOR PECADO TEM.  A partir deste momento, Pilatos procurava solta-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei é contra  César!a
Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, no hebraico Gabatá. E era a parasceve pascal, cerca da hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.
Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César! Então, Pilatos o entregou para ser crucificado.
E eraa

Sem comentários:

Enviar um comentário